Com o tema “Protegendo a vida de crianças e adolescentes”, foi realizada a 1ª Capacitação Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente do Programa DEDICA dos Amigos do HC voltada a servidores municipais da Rede de Proteção de Proteção à Criança e Adolescente em Situação de Risco para a Violência, sendo profissionais das áreas da Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Tutelar. O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de abril, com transmissão ao vivo para os 10 núcleos regionais de Curitiba representados em colégios estaduais da capital.  

A Capacitação é fruto de uma parceria entre o Programa DEDICA dos Amigos do HC e a Fundação de Ação Social (FAS), com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMTIBA). O objetivo da iniciativa foi  trazer para discussão o panorama geral da violência, a identificação dos sinais, e as ações de prevenção e acompanhamento dos casos.  

Na primeira manhã, a coordenadora do Programa DEDICA, Dra. Luci Pfeiffer, abordou os diferentes tipos de violência: psíquica, sexual e física, explicando cada uma delas, os sintomas e as consequências, sempre reforçando a importância de prestar atenção aos sinais e de denunciar os casos. Dra. Luci é médica pediatra e psicanalista, tendo participado da construção e implementação do Protocolo da situação de Risco para a Violência, que se trata de um conjunto de ações para identificar e prevenir a violência contra crianças e adolescentes. 

Levando em consideração o ambiente escolar, Dra. Luci falou também sobre situações onde os alunos são violentos e provocou a reflexão sobre a convivência com a família dessa criança ou adolescente. “Como são criados em casa? Entender a infância dos pais é muito importante para saber de onde veio esse comportamento”, explicou a coordenadora. 

O Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, localizado na regional Cajuru, foi um dos locais a sediar o evento. Segundo a diretora, Adriana Busato, todos os dias ela recebe casos na escola, que são encaminhados ao Conselho Tutelar. Ela ficou feliz em apoiar eventos com a Capacitação DEDICA, pois existem grande demanda de pessoas que precisam dessa ajuda. “São diversos os casos e essa violência repercute na escola. Percebemos casos em que o aluno não consegue estudar, não rende e por trás de tudo isso, descobrimos um problema maior”, relatou a diretora. 

A gestora de projetos de impacto, Paula Mineto, realiza um projeto um projeto com os adolescentes do Colégio e relata que, quando a escola recebe casos de violência, ainda não há preparação suficiente da equipe para lidar com a situação e a Capacitação veio para contribuir. “A gente fica meio sem saber o que fazer. Ter um lugar como DEDICA, onde a gente possa buscar informações, é essencial”, afirmou Adriana. 

Durante o segundo dia, os profissionais do Programa DEDICA estiveram nas regionais junto aos participantes da Capacitação para levar mais informações e estudos de casos, ajudando os profissionais a saberem como lidar melhor diante dos casos de violência contra crianças e adolescentes. 

No terceiro dia, os participantes  apresentaram os estudos de caso que discutiram no dia anterior. Houve uma troca de percepções, juntamente com a coordenadora do DEDICA. Cada grupo recebeu uma simulação de situações, e que alunos chegam com queixas ou sinais de violência. Os profissionais precisaram diagnosticar e decidir os procedimentos seguintes. Em seguida, a solução dada por cada grupo foi avaliada e comentada a fim de encontrar o melhor caminho para cada caso.   

A Capacitação DEDICA estava sendo planejada desde 2019 e teve que ser adaptado por conta da pandemia. Do modelo presencial, como era previsto, foi possível realizar de forma híbrida. “A gente espera ter outros momentos como esse, para que os multiplicadores (profissionais da educação) possam levar informação às famílias, já que a violência na infância e adolescência é prevalentemente familiar”, explicou Dra. Luci. 

Ao todo, foram três manhãs de encontro para compartilhamento de conhecimentos, experiências e construções de novas propostas para prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes. 

Pular para o conteúdo