O prazo de declaração do Imposto de Renda foi prorrogado até o dia 31 de maio e com isso, as campanhas de destinação continuam. A Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o IPMCont e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), promoveram um evento de incentivo à destinação na última sexta (29).  

Realizado na rua XV de Novembro, região central de Curitiba, a ação contou com a participação de instituições que adotam a destinação do imposto de renda como uma forma de arrecadação de verbas. Além dos Amigos do HC, estiveram presentes o Hospital Pequeno Príncipe e o Pequeno Cotolengo. O público que passava pelo local pôde conversar com as equipes, tirar dúvidas e levar folhetos para casa.  

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, afirma que o evento é uma forma de sensibilizar a população sobre a destinação. “Essa é uma ação conjunta, já realizada há vários anos e que tem surtido efeitos positivos”. Ele relata que o crescimento desde o ano passado foi de 1%. “Pode parecer pouco, mas dentro da perspectiva que existe dentro da destinação, é um valor bastante expressivo”, diz. Ele ainda complementa dizendo que esse valor investido é 100% revertido em prol de crianças, adolescentes e idosos. 

O vice-presidente do CRC-PR, Narciso Doro, afirma que o objetivo do evento é comunicar e conscientizar a sociedade. “Em Curitiba existem projetos sociais que cuidam das crianças e idosos e nós não podemos deixar de ajudá-los” e um exemplo disso são os Amigos do HC. 

O superintendente da Associação, Edelcio Jacomassi, explica que “além de arrecadar verbas para os pacientes SUS, também promovemos o DEDICA – Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente, e o CEDIVIDA – Centro de Atenção à Pessoa Idosa”. Todos eles são beneficiados com a destinação do imposto de renda. A partir dessa verba, são comprados insumos, equipamentos, além de possibilitar que as sedes continuem prestando atendimentos de qualidade. 

A vice-presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Katia Melissa Holden, afirma que “é preciso conscientizar e sensibilizar a população sobre essa causa”. Segundo a conselheira do CRCPR, Indiara Barbosa, muitas pessoas não sabem da opção de destinar o imposto de renda. “Atualmente, são mais de 200 mil pessoas que poderiam fazer essa destinação e não fazem por desconhecer a possibilidade”. Ela ainda relata que, no ano passado, apenas 6% dessas pessoas destinaram.  

O Imposto de Renda Pessoa Física permite que até 6% seja destinado a alguma instituição e o declarante não paga nada a mais por isso. Saiba como fazer isso nesse passo a passo.

Pular para o conteúdo