Aromas e sabores surpreendentes aguçaram os sentidos dos participantes da “Volta ao Mundo pela experiência dos Vinhos”. O evento foi realizado com uma palestra online, na noite da última quinta-feira (9), pelos Amigos do HC em parceria com a Porto a Porto com uma viagem pelos vinhos portugueses,em prol da criação da sede do Programa CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa.  

A experiência começou com a caixa surpresa recebida pelos viajantes que garantiram seus passaportes. A encomenda revelou os três vinhos e três queijos selecionados especialmente para a degustação guiada pelo sommelier Frederico Nunes, iniciando a jornada de descobertas e aprendizados.   

Frederico Nunes é supervisor comercial da importadora Porto a Porto, tem vasta experiência no assunto e em 2018 venceu o concurso “O Melhor Sommelier de vinhos Alentejo no Brasil”. Com todo seu conhecimento, ele escolheu para a degustação os vinhos Espumante Messias Barrada Extra Brut Milésimo; Marquês de Borba Colheita Branco e Monsaraz Reserva DOC para harmonização com os queijos, nesta ordem, brie, camembert e grana padano.  

Antes de explicar os vinhos e queijos escolhidos, Frederico fez uma viagem no tempo apresentando o contexto histórico da vitivinicultura em Portugal e destacou que o país tem como diferencial as uvas produzidas em suas diferentes regiões. Ao todo, segundo ele, os portugueses cultivam 250 tipos de uva, o que agrega autenticidade aos seus vinhos.   

Em seguida, dando dicas sobre harmonização, o sommelier conduziu a degustação com os participantes e seus amigos de viagem, muitos reuniram-se em grupos para compartilhar a experiência. “O principal objetivo é criar um equilíbrio e harmonia entre o queijo e o vinho. Você deve procurar criar níveis de intensidade semelhantes, harmonizando vinhos mais leves com queijos mais leves e queijos duros e estruturados com vinhos mais encorpados”, orientou Nunes.  

Quem embarcou com o especialista da Porto a Porto e os Amigos do HC na viagem pelos vinhos de Portugal, recomenda a exigência e já sugere novos roteiros, como França, Uruguai, Alemanha e Chile, para carimbar em seus passaportes. Vale dizer que há vagas para as próximas aventuras e aqueles que desejarem juntarem-se são muito bem-vindos.   

Pular para o conteúdo