Nesta sexta-feira (22), foi feita a entrega da lente ocular mainster prp 165 para o setor de Retina do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. A doação foi realizada pelo Rotary Club Cristo Rei em parceria com os Amigos do HC, e beneficiará pacientes com diabetes que estão com a visão comprometida por conta da doença. 

Na entrega, estiveram presentes o superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, a gerente financeira Andressa Arrruda, o presidente do Rotary Club da gestão 2021/22, André Luiz Gonçalves Pepino, o representante da Comissão de Serviços Humanitários do Rotary Club Cristo Rei, Vitor Wiemes e a oftalmologista responsável pelo setor de Retina do Complexo HC, Viviane Mayumi Sakata.  

De acordo com a oftalmologista, a lente ocular mainster é um laser usado em pacientes com doença retiniana, causada pela diabetes, que apresentam descolamento de retina, oclusão de veia, dentre outras doenças e, apesar de pequeno, o equipamento custa R$5.950,00. 

A doação feita pelo Rotary Club Cristo Rei substituirá a lente antiga do setor, que estava quebrada. “A gente tinha uma dificuldade muito grande em fazer os procedimentos. Os residentes não conseguiam uma boa visualização nos exames”, relata.  

O número de diabéticos tende a crescer cada vez mais no mundo. Segundo a especialista, no Brasil, a projeção é que os números de doentes sejam cinco vezes maiores nos próximos anos. “A maioria dos pacientes SUS que chegam já em estado terminal, com indicação de tratamento com laser ou cirúrgico, pois apresentam um mal controle da doença”. A médica explica que o impacto do diabetes, quando não tratado, traz muito sofrimento ao paciente. “Ter a opção de poder tratar com os lasers vai fazer uma grande diferença para a sociedade”, conclui 

O representante da Comissão de Serviços Humanitários, Vitor Wiemes explica que o Rotary Club Cristo Rei tem um projeto distrital para a realização de doações. Nele, o distrito arca com 50% do valor e o Rotary paga a outra metade. “A gente vai até instituições que precisam e verificamos as necessidades de equipamentos que sejam relacionados à visão, porque somos especialistas nesse nicho”.  

O presidente do Rotary conta essa doação foi possível graças à parceria entre o Rotary e os Amigos do HC,. “O nosso clube tem projetos de arrecadação feitos em conjunto com a comunidade e quando identificamos a necessidade da lente, mobilizamos nossos recursos para a efetuação da compra”, conta. 

Por semana, são realizados cerca de 20 procedimentos envolvendo o laser no setor de Retina do Hospital de Clínicas. A doação do novo equipamento garante que a maior qualidade de atendimento, além de proporcionar uma melhor experiência para os residentes do Hospital. 

 

 

Pular para o conteúdo