O Mês da Amizade pela Vida dos Amigos do HC reuniu 10 restaurantes de Curitiba, evento no qual será revertida metade do valor arrecadado com o prato participante escolhido. Nessa série de matérias, você vai conhecer cada um dos restaurantes.

Anarco Restaurante

Anarco vem do grego ἀναρχος – Anarkhos, que significa “sem governantes”. Fundado em 1991 por Ilsa Artusi Agottani, descendente de integrantes da Colônia Socialista Cecilia e que cresceu ouvindo os elogios gastronômicos feitos à sua avó paterna, Crimeni Artusi.

É uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que defendem a ausência de todas as formas de governo compulsório e de Estado. Vale ressaltar que anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem.
O Anarco não poderia começar de forma diferente ao que seu nome dita: algo que foge dos padrões e traz até nós uma gastronomia espontânea, livre e evolutiva.

O restaurante Anarco teve seu início em um encontro entre amigos que era tradicionalmente realizado aos sábados, onde eles se reuniam para fins enogastronômicos, em um local anexo ao chamado Empório Anarco. Com uma mesa e algumas cadeiras, e um fogareiro, cozinhavam massas da forma mais criativa possível. Nesses encontros, degustavam-se vinhos, champagne, e desse encontro, nasceu o restaurante. Muitas pessoas procuravam este local, para participar e saborear o que ali fazia-se. Com o passar do tempo, a procura aumentou, e houve a necessidade de criar mais espaço e condições que se adequasse a um espaço de restaurante. Até hoje, descendentes dessa família estão à frente da cozinha do estabelecimento.

Para o evento Mês da Amizade dos Amigos do HC, o Anarco Restaurante está oferecendo o prato Talharim aos frutos do mar. Uma massa servida com polvo, camarão, lula, vôngole e ostra gratinada com emulsão de ervas frescas e infusão de vinho branco. Tudo preparado pelo chef Bruno Agottani.

Saiba quais são os restaurantes participantes do Mês da Amizade no nosso site.

anarco, gastronomia, mês da amizade, restaurante

Pular para o conteúdo