Desde 2015, Sérgio Luiz de Paula, de 54 anos, corre em maratonas junto com o filho, Lucas Ferreira, com 29, que tem microcefalia e precisa de cadeira de rodas para se locomover. O motivo: dar uma melhor qualidade de vida ao jovem. A força: o amor. Sentimento que já fez os dois percorrerem mais de 500 km juntos e não pretendem parar tão cedo. 

Sérgio conta que corria sozinho quando era mais novo, mas teve que parar por conta de um problema no joelho, ficando 15 anos longe do esporte. Ele voltou a correr pelo filho. Lucas tem microcefalia, doença que afetou a parte intelectual. “A idade mental dele é de 5 anos, ele não fala e anda com dificuldade”, explica 

Como toda história de superação, nada é fácil no começo. “Antes, nós não tínhamos uma cadeira adaptada para corrida. Hoje temos esse triciclo adaptado”. O pai conta que, com a ajuda das pessoas que acompanham a trajetória deles, a dupla conseguiu uma cadeira nova, mais leve e que deve chegar em breve. Porém, uma dificuldade que ainda persiste, relatada por Sérgio, é o patrocínio, que os impossibilita de participarem de corridas em outras cidades e estados.  

Quem vê tamanho esforço e determinação, não imagina que tudo isso começou com um simples comercial na TV. “Minha esposa viu a propaganda de uma corrida, onde os pais participavam das corridas junto com os filhos e resolvemos nos inscrever. Depois disso, não paramos mais”, relembra Sérgio.  

As corridas mudaram o estilo de vida dos dois. “Quando eu voltei a correr, estava com 15kg acima do peso. Tive que voltar aos poucos, ganhar condicionamento, emagrecer, para daí participar das corridas”. Tendo percorrido seis vezes a São Silvestre e muitas outras corridas em Curitiba, eles também adquiriram o kit dos Amigos do HC. “Vamos participar da 3ª Corrida e Caminhada, já com a cadeira nova do Lucas”, conta entusiasmado.  

Todo esse esforço vale a pena quando Sérgio vê o sorriso estampado no rosto do filho. “O que eu faço é por carinho e pelo meu amor é incondicional pelo Lucas, até porque não é fácil correr e ainda empurrar uma cadeira, mas pelo amor, eu faço tudo”, declara.  

O 3º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC aconteceu no dia 21 de agosto e as inscrições de 2022 estão encerradas

Pular para o conteúdo