Antes de iniciar qualquer exercício físico, é necessária uma preparação: alongamento, roupa, alimentação, tudo isso, quando feito corretamente, proporciona uma melhor experiência durante a atividade. Para te ajudar a se preparar para a nossa Corrida, preparamos várias dicas de como começar a correr. 

De acordo com o professor de educação física, Fernando Cristopoliski Junior, o primeiro passo é escolher uma roupa adequada. “O uso de roupas leves, mesmo no frio, deixa mais agradável a corrida. Hoje em dia temos várias opções de vestimenta, incluindo calças e blusas próprias para a prática desse esporte, que está entre os top 5 esportes que mais cresce no país”, explica. 

A alimentação também faz parte da preparação e precisa de alguns cuidados. “Não ingerir alimentos muito pesados antes de correr, que demandem uma grande quantidade de energia do seu corpo para digestão”. Sempre opte por uma alimentação mais leve, como frutas, por exemplo. 

Para começar, é preciso se alongar para não causar nenhuma dor ou lesão indesejada. Esse passo inicial deve ser feito com intensidade leve, apenas para soltar a musculatura. Alongar por cerca de 30 minutos a uma hora é o ideal. “O recomendado é, antes da corrida, é fazer alguns exercícios de mobilidade de quadril e também de técnicas de corrida, a fim de aquecer nossas articulações para o treino que vamos fazer”, explica. Além disso, um detalhe que pode melhorar o seu desempenho é a escolha correta de calçado. “O mais importante na hora de escolher o tênis é saber que tipo de pisada você tem: supinada, pronada ou neutra. Com isso, você diminui a acentuação de pisadas para ‘fora ou dentro’”. 

Para iniciantes, a dica é começar por lugares planos, mesclando caminhadas e corridas sem se preocupar com o quilometro total. “Reserve 30 minutos do seu dia e comece intercalando o exercício: 1 minuto correndo e 2 minutos caminhando”. A ideia é que aos poucos, conforme o seu progresso, você vá diminuindo o tempo de caminhada e aumentando o ritmo de corrida, até colocar metas de quilometragem. “Quando iniciamos a prática da corrida de rua, é normal começar caminhando mais do que correndo. Qualquer que seja a modalidade, caminhada ou corrida, trará os benefícios para sua saúde”. 

A melhor forma de escolher qual dos dois fazer é primeiro examinar suas articulações e coluna. “Caso a pessoa tenha alguma lesão ou dores por impacto, é melhor começar pela caminhada, o fortalecimento desse desconforto e então começar a correr”. O professor lembra que a recomendação é não correr todos os dias, por conta do impacto existente nessa atividade. Uma solução, é alternar os dias de caminhada e corrida. “Mas podemos e é recomendada até pelo Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM) a prática de ao menos 30 minutos de um exercício por dia”.  

Além de ser um esporte fácil de praticar, a prática do exercício físico traz inúmeros benefícios. Dentre eles: melhora no sono, melhora do estresse, ajuda no emagrecimento, na autoestima, melhora da depressão, melhora nos seus índices de colesterol, triglicerídeos, diabetes. Além de você poder ter contato direto com a natureza e aquela sensação maravilhosa pós-treino de “dever cumprido”.   

Antes de começar a praticar qualquer atividade, sempre procure um profissional de educação física para melhor te orientar não só sobre a corrida, mas também na melhoria de sua qualidade de vida de forma geral. 

 

Pular para o conteúdo