A boa alimentação é essencial para o corpo, pois repõem macro e mico nutrientes. Ao praticar qualquer exercício físico, há um gasto de energia e é preciso que a alimentação reponha e supra todas as necessidades da pessoa.  

O nutricionista Bernardo Bernardi explica que, para a população em geral, a dieta deve ser proporcional ao gasto energético e o que deve ser priorizada é a qualidade dos alimentos. Além disso, quem está pensando em começar a praticar exercícios físicos deve avaliar se já faz uma alimentação saudável. “Não se deve fazer uma restrição alimentar. Manter uma alimentação regular é o suficiente”.  Nos casos em que a pessoa consuma muitos alimentos processados, é necessária uma reeducação alimentar, acompanhado por um profissional. 

Ao montar uma dieta, é importante pensar nos macro e micro nutrientes consumidos diariamente. O nutricionista explica que os macronutrientes estão presentes em alimentos que ajudam a fornecer energia e o corpo precisa deles em grande quantidade. “Estão presentes no açúcar, pão, arroz e massas, por exemplo”.  

Os micronutrientes são os minerais e as vitaminas e a principal função é facilitar as reações químicas do organismo, como o metabolismo. “Eles podem ser encontrados nas frutas cítricas, produtos lácteos, vegetais, cálcio, ferro, zinco, sódio, dentre outros”.  

Após o exercício físico, o ideal é repor as quantidades de proteínas, carboidratos e lipídios de qualidade. Se for o horário do almoço pode ser consumido “o clássico frango com batata, arroz e feijão, e no caso dos veganos, as leguminosas são os alimentos recomendados para fazer a reposição”, explica. Ainda, podem ser consumidos o iogurte com granola, caso seja um outro horário do dia, que é uma combinação de proteína com carboidrato.  

Os suplementos são conhecidos como parte da alimentação das pessoas que treinam, porém, nem todos precisam consumir. “É um detalhe que algumas pessoas poderiam necessitar. É mais para atletas que treinam pesado”. Outro caso que possa ser recomendado, é quando a pessoa tem muita dificuldade em se alimentar em determinado período do dia.  

Em relação à idade, é preciso ter uma atenção com a pessoa idosa com a questão de proteína, por conta da perda muscular. “É preciso avaliar uma série de questões, desde a condição da dentição, saúde e condição física”. O importante é não fazer substituições que não tenham o mesmo valor nutricional. Além do cuidado com a alimentação, o nutricionista reforça a importância da hidratação. “Ingerir bastante água antes, durante e depois do exercício”.  

Em geral, os cuidados são os mesmos para todos. A alimentação saudável é algo que deve prevalecer, independente dos hábitos da pessoa. Ao considerar mudar a alimentação, é importante consultar um nutricionista para receber a orientação adequada. 

Pular para o conteúdo