Para manter a saúde em dia, alguns cuidados básicos e diários são necessários. O sono, a alimentação, exercícios físicos, tudo impacta na nossa energia e disposição ao longo dia e na qualidade de vida. 

De acordo com a médica da família a Dra. Márcia Simões, o sono impacta diretamente na nossa qualidade de vida. O ideal é dormir de 6 a 8 horas por dia. “O melhor horário para dormir é das 22h até as 4h”, conta. Esse sono é chamado de reparador e restaura os danos feitos durante o dia. Quando se tem uma boa noite de sono, é possível despertar sem alarmes e a energia e disposição para a realização de atividades físicas melhora. 

Toda a atividade física, de forma moderada, é muito benéfica para o coração, cérebro e toda a saúde em geral. “Essa prática libera substâncias no cérebro, ajudando a tratar a ansiedade, depressão, compulsões”. Além disso, os exercícios condicionam melhor o corpo, contribuindo com a parte cardiovascular, respiração, fôlego e a quantidade de fibra muscular. “Quanto mais fibra muscular, mais gordura e calorias no corpo são queimados”, afirma. 

Esses são os benefícios que a empresária Jeisi Nunes tem 33 anos teve na vida dela. “Eu trabalhei muito tempo como analista de sistemas, então levava uma vida bastante sedentária. Depois eu tive meu filho e isso só piorou”, conta. Por conta da qualidade de vida, ela resolveu fazer uma reeducação alimentar e foi indicada pela nutricionista a fazer treinos funcionais.  

Ao começar a treinar, o educador físico propôs que Jeisi começasse a praticar a corrida. “Eu estava totalmente fora do peso. Não corria nem 100 metros, mas resolvi conhecer e acabei me apaixonando”, lembra.  Mesmo durante a pandemia, ela continuou treinando e chegou a perder 28 kg em dois anos.  

Tudo corria bem, até que em 2021, Jeisi descobriu um linfoma, tipo de câncer que afeta a imunidade. “Se eu não tivesse começado a praticar exercícios físicos, eu não sei o que seria de mim no meio de uma pandemia e com um linfoma”. Durante o tratamento, ela conta que desacelerou, mas continuou correndo. “O processo das quimioterapias foi menos doloroso. Eram seis ciclos do tratamento e no quinto, o linfoma já estava entrando em remissão. Acredito que a corrida foi a principal causa dessa melhora”.  

Após esses episódios, Jeisi conta que só ganhou com a prática dos exercícios. “Fiz muitos amigos e me sinto mais disposta, tenho mais qualidade de vida com a minha família”. Ela diz também que já havia se matriculado em várias academias antes, mas nunca conseguia manter um ritmo. “É preciso entender que praticar um exercício é algo que deve ser levado para a vida inteira e não apenas com um objetivo, como emagrecer”.  

Hoje a empresária compartilha a sua vida nas redes sociais. “Ser influenciadora não era o meu objetivo inicial, ainda não acho que sou uma. Eu mostro uma realidade comum de uma mãe e empreendedora”. Ela começou a ganhar seguidores a partir do momento em que as pessoas foram se identificando com a rotina dela e a viam como uma inspiração. 

 

Pular para o conteúdo