Bares, cafés e restaurantes pet friendly são cada vez mais comuns. Outra tendência que tem surgido são os eventos esportivos que incluem animais. Isso mostra que os nossos aumigos estão cada vez mais inclusos em todas as atividades diárias.  

De acordo com a proprietária do Coralina Mundo Pet, Paula Gambetta, essa tendência pet friendly não é moda, mas sim um novo estilo de vida que tem sido cada vez mais normalizado como um grupo que merece ser notado e incluído. “Os pets têm conquistado um espaço importante na configuração familiar, passando a acompanhar em todos os lugares em que os humanos vão”. 

No dia 21 de agosto acontecerá o 3º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC, e a novidade deste ano é a modalidade cãominhada. “É a caminhada das pessoas acompanhadas do seu cachorro, com direito a uniforme e medalha para os cachorrinhos participantes”, explica. Além disso, haverá uma tenda de recepção pet com lanchinho, caminhas para descanso, brinquedoteca e massagem relaxante. “Tudo para que nossos amigos de quatro patas curtam o evento”.  

Surgem muitas dúvidas quanto à segurança dos cães e das leis referentes ao tema. Por isso, a Paula separou alguns tópicos importantes para que você participe da cãominhada: 

– Certifique com o médico veterinário se o seu cão está apto a fazer aquela atividade física proposta. Alguns cães podem ter problemas que impedem grande esforço respiratório ou então problemas articulares, por exemplo.  

– Por segurança do seu cão e dos demais, é importante sempre manter seu cão na guia. Opte pela guia de tamanho tradicional, ou seja, 1,2m. 

– Escolha um equipamento de passeio que seja adequado e confortável para seu cão, para que nada fique incomodando ou apertando. Existem vários modelos de coleiras e peitorais, como o que tem engate nas costas, o engate frontal, o cabresto, etc. 

– De acordo com a Lei Municipal, em cães de determinadas raças, o uso de focinheira é obrigatório. Isso porque durante o evento com muitos cães, há muitas variáveis e brigas podem acontecer, até mesmo com os mais dóceis. Então a focinheira vem para assegurar a segurança de todos em relação a esses cães que tem a mordida mais forte.  

– Não force o seu cachorro a caminhar ou fazer qualquer outra atividade física se ele não aguentar. Ao sinal de que ele começou a se cansar, pare e descanse. Dependendo da condição dele, siga em frente ou retorne. Você pode levá-lo no carrinho, na bolsa pet ou alguma outra forma de carregá-lo, caso ele não aguente. 

– Apesar de ter água em alguns pontos estratégicos, algumas raças necessitam muito mais de água para manterem seu corpo resfriado, como é o caso dos braquicefálicos (cães de focinho achatado). Como exemplo temos o shih-tzu, buldogue francês, buldogue inglês e pug.  Sempre carregue uma garrafa com você e evite a exposição excessiva ao calor do sol. 

– Assim como nós, humanos, não é recomendado fazer exercício físico com o cão de barriga muito cheia. Um lanchinho é suficiente antes da atividade, deixando a refeição principal de maior volume somente para depois da caminhada. 

– Choveu? Sem problemas! Vista uma capa de chuva nele e em você e participem mesmo assim! Muitos cães nunca tiveram a oportunidade de brincar na chuva, então esta pode ser a grande chance dele! Leve uma toalha para secá-lo depois. 

De fato, que esse formato de evento se torne regra, que abranja um público mais diversificado e, por que não dizer, diferentes espécies? Somos a favor de incluir a família toda, e se o cachorro faz parte da família, então que assim seja! 

Pular para o conteúdo