Em prol de uma causa maior, três coletivos de torcedoras se juntaram para realizar a campanha do Outubro Rosa. As meninas do Atleticaníssimas (Athletico PR), Gurias do Couto (Coritiba) e Gralhas da Vila (Paraná Clube) criaram uma campanha chamada Times Diferentes, Lutas Iguais e desde então, realizam ações que incentivam e conscientizam o público. 

Neste sábado (08), as torcedoras dos três times da capital farão uma caminhada na Rua XV de Novembro. O ponto de encontro aconteceu na Boca Maldita às 10h, em direção ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. 

De acordo com Natália Oliveira, do coletivo Gurias do Couto, a iniciativa veio do sentimento de empatia. “No dia a dia nós passamos pelas mesmas coisas, pois as dificuldades que enfrentamos como torcedoras são as mesmas, independente do time que torcemos. Esse espaço nos estádios de mulheres que amam futebol foi algo que conquistamos juntas”, afirma. 

Ao perceber a força que possuem quando se unem em campanha, os coletivos sentiram a necessidade de trabalhar juntas também no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização acerca do câncer de mama. “Visto que como mulheres todas temos que cuidar da nossa saúde, fazer os exames periodicamente. Além disso, quem de nós não possui por perto alguém que tenha passado por um câncer de mama?”, afirma Milene Szaikowski, do coletivo Atleticaníssimas.  

A ideia desta ação vai além da conscientização sobre os exames. “Nosso pensamento foi de ajudar as mulheres que passam por isso a recuperar a autoestima que fica extremamente abalada num momento tão delicado da vida. Sabemos o quanto a doença e o tratamento afetam nesse sentido”, afirma Gabrielle Bizinelli, do coletivo Gralhas da Vila.  

Para viabilizar a ação, as torcedoras buscaram parceiros que as ajudassem a chegar até as mulheres que estão passando por essa questão. Através do Instituto Living Sculpture, elas conseguiram 600 pares de adesivos (tatuagens temporárias) de mamilos que serão destinados a mulheres que tenham passado pela reconstrução mamária. 

A distribuição dos adesivos irá acontecer através da Associação Amigos do HC que já atende a população com doação de perucas para mulheres. Para retirar gratuitamente, basta vir até a Associação na Av. Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória. 

Conheça todas as nossas parcerias do Outubro Rosa no site https://campanha.amigosdohc.org.br/outubro-rosa  


 

Pular para o conteúdo