Nesta quarta (16), aconteceu o “Recoloca 60+”, uma ação promovida pelo CEDIVIDA, por meio dos Amigos do HC. Foram ofertadas mais de 800 vagas de emprego nos mais diversos ramos e níveis de escolaridade. Durante o dia, mais de 500 senhas foram distribuídas e 210 pessoas foram pré-selecionadas. Esse é o primeiro feirão de emprego voltado para a pessoa idosa, sendo uma iniciativa de inclusão. 

A gerente de Projetos dos Amigos do HC, Sheila Meneghette conta que, ao falar sobre o envelhecimento ativo, é preciso considerar o mercado de trabalho. “Quando a pessoa envelhece, ela vai precisar de um espaço no mercado. A ideia de organizar essa ação é justamente de levar essas oportunidades à pessoa idosa”. O CEDIVIDA promoveu parcerias com as empresas: Atacadão, Bom Jesus, Condor, CIEE, Instituto da Liderança, Muffato, Nacional Supermercados, Panvel, HR Expert – Agência de RH, Risotolândia, SINE e Maturi, estas duas últimas com vagas online.  

Além disso, foram feitas parcerias de serviços: Agência do Trabalhador, Ágire Consultoria, FAS – Fundação de Ação Social de Curitiba – Diretoria de Qualificação e Relações do Trabalho, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão de Direito Previdenciário e SEJUF – Secretaria de Justiça, Família e Trabalho – Coordenação da Pessoa Idosa. 

O superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, explica que o principal objetivo da ação é ressignificar a carreira profissional da pessoa idosa. “Principalmente no sentido de levar autoestima, e complementação de renda àqueles que estão aptos a desenvolver as atividades, mas que nem sempre têm acesso às oportunidades”.  

Jair Aleixo tem 70 anos e foi a primeira pessoa a chegar na fila. Em busca de uma recolocação profissional, ele conta que a principal barreira é a idade, apesar dos 44 anos de experiência.” Sempre trabalhei na construção civil, mas com a dificuldade em encontrar vagas, estou tentando uma oportunidade nos mercados”.  

Daniel Paitra, 51, e Marcio Aparecido, 55, também chegaram cedo na fila e contam que a idade tem sido o principal obstáculo na busca de um novo emprego. “Infelizmente, quando chegamos aos 50 anos, somos considerados velhos para o mercado de trabalho”, relata Marcio.  

Durante a ação, a psicóloga e ativista da longevidade Maritza Ribeiro ministrou uma palestra aos interessados, dando dicas de como se portar em uma entrevista de emprego. Com mais de 30 anos trabalhando com processos seletivos, ela explicou os principais erros e como corrigi-los. “Precisamos mostrar aos longevos que eles não podem se sentir diminuídos. É preciso se fortalecer para ganhar espaço no mercado”, afirma. Ela explica que essa dificuldade em encontrar um emprego é reflexo do preconceito contra a pessoa idosa e é necessário desmistificar essa visão que se tem da pessoa idosa. 

O representante do Comitê de Direito Previdenciário da OAB, Marcos Vinicius Espinola explica que ofereceu orientação jurídica aos participantes da ação. “Muitas pessoas vieram tirar dúvidas sobre tempo de contribuição, quais auxílios podem ser solicitados, dentre outras informações úteis em relação à aposentadoria e direitos”.  

A gerente de RH do Condor, Charmoniks Heuer, relata que a empresa já tem a iniciativa de contratar os 60 mais e que a ação promovida pelos Amigos do HC está alinhada com os propósitos deles. “As pessoas que vieram falar com a gente hoje apresentam vários perfis positivos e essa ação de hoje contribuiu muito com a sociedade”. Só no Condor, 10 pessoas saíram empregadas. 

O evento teve suas expectativas superadas. Era esperada a oferta de 100 vagas, mas com as parcerias, esse número cresceu para 800 oportunidades voltadas para os 50 e 60+, em 11 empresas diferentes. A gerente de Projetos, Sheila Meneghette relata que o público que participou da ação apresentou uma alta qualificação. “Eles estão muito aptos, tem disponibilidade e independência para começar a trabalhar”.  

O Recoloca 60+ foi voltado à pessoa idosa, mas aberto a todos os públicos. Cerca de 30% dos presentes têm entre 46 e 55 anos, ficando dentro da faixa etária prevista. As vagas que não foram preenchidas foram disponibilizadas no site do CEDIVIDA e há a possibilidade para se candidatar. 

 

Pular para o conteúdo