Na noite da última quarta-feira (30), a diretoria dos Amigos do HC promoveu a Prestação de Contas e Apresentação da nova Diretoria e Conselhos eleitos para estar à frente da Associação no triênio 2023-2025. O evento foi realizado no Teatro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e contou com a participação de integrantes da atual, da futura gestão, autoridades e convidados. 

O presidente Pedro de Paula Filho apresentou um balanço dos últimos seis anos – período que corresponde às suas duas gestões 2017-2019 e 2020-2022. No período, mais de R$ 66 milhões foram destinados na forma de revitalizações, renovação do parque tecnológico e nas demandas do Complexo Hospital de Clínicas, beneficiando o atendimento aos pacientes SUS, seus familiares e acompanhantes. Como hospital universitário, a contribuição também reflete na qualidade de ensino, que não se pode mensurar com exatidão, porém em uma rápida estimativa, o impacto pode se transformar em um valor superior a R$ 100 milhões. 

Durante as gestões, realizações não faltaram. Houve a implementação do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, manutenção da sede própria e do serviço que realizou mais de 55 mil procedimentos envolvendo crianças, adolescentes e familiares. Em 2021, ano de comemoração aos 35 anos dos Amigos do HC, outra conquista da sua gestão foi a criação do Programa CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, com sede própria em construção ao lado dos Amigos do HC em um espaço voltado à defesa de direitos e promoção à saúde da população 60 mais.  

Em sua fala, Pedro de Paula relatou a sua história com os Amigos do HC relembrando alguns momentos especiais como quando junto com sua esposa Anna Maria, aceitaram o convite de Dona Lourete Tacla de participar de uma das comissões criadas em apoio ao Hospital de Clínicas. Contou ainda sua trajetória com o então presidente e amigo Euclides Scalco até ele assumir o cargo com um discurso que emocionou a todos. 

“Saio com a sensação de dever cumprido, de ter dado o meu melhor ao longo de dois mandatos, ao lado de uma equipe incansável, que não mediu esforços para angariar recursos e conseguir melhorar as condições de atendimento daqueles que precisam do Hospital de Clínicas”, afirmou o presidente. “Foi uma grande honra liderar esse time e me comprometo a seguir sempre conectado e presente, sobretudo nos eventos promovidos pela Associação”, acrescentou Pedro de Paula Filho. 

O superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, falou do trabalho da gestão atual, sendo responsável pela superintendência desde o início. Jacomassi destacou a atuação das equipes que compõe a Associação, relatando os resultados alcançados que possibilitam a organização a inovar com a criação do Selo Empresa Amiga. O programa lançado durante o evento reconhece empresas engajadas com as causas dos Amigos do HC, certificando as parcerias e oferecendo formas de apoio que são transformadas em benefícios. 

Em seguida, o superintendente nomeou a nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Superior que irão assumir os próximos três anos, de 2023 a 2025. Os integrantes da chapa eleita “Avança AAHC” tomarão posse a partir do dia primeiro de janeiro do ano que vem sob a liderança do presidente Claudio Santana Shimoyama e do vice-presidente Eduardo Mário de Camargo Filho, assim como com Pedro de Paula compondo o Conselho Superior. 

Ao falar dos planos para futuro, o presidente eleito Claudio Shimoyama iniciou agradecendo a confiança deposita a ele. “Agradeço a confiança no meu nome para dar continuidade nos projetos do Amigos do HC. Será um grande desafio para avançarmos no jeito de cuidar. Vamos continuar os seus sonhos, que agora passam a serem meus também”, referindo-se ao antecessor Pedro de Paula. E continuou: “Com o Pedro no Conselho Superior, e o superintendente Edelcio Jacomassi na gestão, e eu, junto aos nossos diretores, conselheiros, colaboradores, voluntários, parceiros e doadores com certeza estaremos mais fortes para avançarmos no propósito dos Amigos do HC. E que venham mais 35, mais 70 e quem sabe 100 anos de amizade pela vida”, declarou Shimoyama. 

O cerimonial foi conduzido pelo apresentador do SBT Notícias, Sandro Dalpícolo, que durante a apresentação revelou à plateia ser a sua estreia nos palcos. De março a novembro deste ano, o quadro Notícia Boa dos Amigos do HC resultou em 32 reportagens exibidas no telejornal apresentado pelo jornalista. Dalpícolo prestou um agradecimento à Associação pela parceria com a Rede Massa. “Vocês confiaram na proposta do nosso quadro, o Notícia Boa. Graças a vocês quantos exemplos de inclusão, de respeito e de solidariedade nós pudemos levar até às casas das pessoas, porque notícia boa é aquela que nos enche de esperança para seguir em frente”, afirmou. 

Após a cerimônia, os participantes foram recepcionados por um coquetel que promoveu a integração entre a atual e nova gestão. Ao final do evento, os convidados receberam o Relatório de Gestão 2017 a 2022 e também o tradicional Relatório e Atividades dos Amigos do HC, elaborado para prestar contas das ações e realizações, presando pela transparência.  

Fotos: Valterci Santos

Pular para o conteúdo