Nesta sexta (14), aconteceu a ação “Doa Curitiba”, iniciativa do Conselho Regional da Contabilidade do Paraná, incentivando e conscientizando a população a destinar parte do Imposto de Renda. Realizada na Boca Maldita em Curitiba, diversas instituições estiveram presentes, incluindo os Amigos do HC.  

Aqueles que declararem o Imposto de Renda na forma completa, podem destinar até 6% do valor para uma instituição, contribuindo com causas das crianças, adolescentes e da pessoa idosa. Para informar e conscientizar o público, diversas instituições estiveram presentes, inclusive os Amigos do HC.  

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Roberta Pivato, explica que essas destinações se transformam em ações para a garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes e da pessoa idosa e também para ações de atendimento.  

O superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi afirma que é importante que as pessoas conheçam a possibilidade da destinação. “Isso desperta nas pessoas o senso ao pertencimento às causas”. Ele ainda explica que a Associação possui três causas principais: as crianças e adolescentes do DEDICA, a pessoa idosa do CEDIVIDA e os pacientes SUS.  

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Laudelino Jochem, explica que o “Doa Curitiba” tem o objetivo de conscientizar a população de destinar uma parte imposto para os fundos do idosa e da criança e do adolescente. “Atualmente, apenas 3 ou 4% de pessoas nos municípios fazem a destinação. Então o objetivo é chamar a atenção da população”. 

Ao finalizar a declaração do imposto, a pessoa já consegue ver o valor que pode ser destinado. Qualquer um que opte por fazer a declaração no modo completo pode fazer a destinação. “Ao invés de ir para o Tesouro Nacional, esse dinheiro vai direto para as entidades, que conseguem fazer a aplicação do recurso”, explica. 

Para saber mais sobre a destinação, acessar o passo a passo e conhecer sobre as causas dos Amigos do HC, acesse https://www.amigosdohc.org.br/imposto-de-renda-pessoa-fisica/.  

 

Pular para o conteúdo