A campanha de promoção da saúde, Maio Vermelho, tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer bucal, doença que atinge um quinto da população brasileira. Para reunir informações e contribuir com a disseminação do conhecimento, os Amigos do HC produziram um e-book completo que serve como fonte para esclarecer dúvidas frequentes.  

O câncer de boca é um tumor maligno, ou seja, uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos, agravando a doença. 

Os principais sintomas são mau hálito, dores na região, dificuldade de falar e engolir. Porém, esses sinais só aparecem em estágios mais avançados da doença. No início, o câncer tende a ser silencioso e pode passar despercebido, se não avaliado por um profissional. Por isso, a importância de visitar o dentista regularmente. 

Sobretudo, é possível prevenir com alguns hábitos como não fumar, não ingerir bebidas alcóolicas de forma exagerada e mantendo uma boa higiene bucal, conforme recomendado pelos dentistas.  

O diagnóstico começa na consulta ao dentista, que detecta as anomalias e encaminha para um especialista da área médica. 

Os métodos de tratamento são a cirurgia de remoção do tumor, sessões de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, para tratar a doença. Isso é definido conforme o estágio da doença e é o médico quem determina o procedimento adequado.  

Acesse o conteúdo completo pelo nosso e-book.

Pular para o conteúdo