Na última quarta-feira (31), foi realizada a 2ª Ação Recoloca 60+ na sede do CEDIVIDA. Foram realizados mais de 600 atendimentos para mais de mil vagas das empresas parceiras, oferecidas a candidatos com mais de 60 anos.

As empresas parceiras são: Muffato, Condor, Risotolândia, Atacadão, Panvel, Grupo Boticário, CIEE PR, Supermercado Nacional, SINE (Sistema Nacional de Emprego) e Megamania. Além das vagas de emprego, o público pôde elaborar o currículo e receber orientação previdenciárias com o SEJU e a OAB. 

A Ação Recoloca 60+ foi realizada com o objetivo de ajudar o público 60+ a se colocar, ou recolocar, no mercado de trabalho.
A importância dessa iniciativa se dá por conta do preconceito com a faixa etária, que diminui e dificulta a contratação dos sêniors.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Slaviero, também esteve prestigiando a Ação e falou sobre a importância dessa iniciativa: “Aqui mostra como a união entre prefeitura, governo do estado e Amigos do HC, está sendo importante para a disponibilização de vagas para pessoas 60+, uma atenção importante que devemos ter porque muitas vezes elas não conseguem vagas no mercado de trabalho. E aqui (no Recoloca) ela tem o cuidado de preparar o currículo, apresentação e escolha das empresas parceiras, além do cuidado com a saúde desse público”.

O presidente dos Amigos do HC, Claudio Shimoyama, também comentou sobre o evento realizado no CEDIVIDA: “Para os 60+, o próposito de empregabilidade é sobre qualidade de vida, autoestima, buscar um novo momento nessa fase da vida; esse é o propósito. Isso encanta a todos nós e justifica o nosso propósito da Associação dos Amigos do HC e este trabalho”.  

Segundo o superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, além de todas as atividades realizadas no CEDIVIDA, essa é a que mais está tendo destaque: oportunizar vagas para pessoas 60+. Principalmente aquelas que estão aposentadas e querem uma renda extra, ou aquelas que querem ressignificar a carreira, mudar a forma de trabalho com novas profissões ou novos desafios e também aquelas que buscam uma oportunidade porque já perderam uma colocação no mercado de trabalho”. 

A aposentada de 51 anos, Alexandra Santiago dos Santos foi uma das primeiras pessoas da fila e conta que participou do Recoloca para ter oportunidades. Vim buscar oportunidades de emprego. Realizar o sonho de voltar à carreira de trabalho novamente”.   
 
O especialista em Planejamento Previdenciário da OAB, Marcos Espínola, explica que é importante receber orientações e entender sobre os seus direitos. “É interessante porque este público não tem muito conhecimento nessa área previdenciária. Então nós fomos convidados e achamos muito importante ter essa participação para tirar essas dúvidas”.  
 
Vera Lúcia e Eduardo Almeida, membros da Coordenação de Políticas da Pessoa Idosa (CPPI) vinculado à Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), comentaram sobre a importância da presença deles neste evento: “Nos sentimos honrados com este convite. Valorizando e cumprindo os direitos da pessoa idosa junto aos Amigos do HC e CEDIVIDA”, diz Vera Lúcia.

A Farmácia Escola da UFPR esteve presente aferindo a pressão arterial dos candidatos e oferecendo uma consulta posterior. A professora do curso de Farmácia, Inajara Rotta explica que a Farmácia Escola é aberta ao público para oferecer alguns atendimentos: “Realizamos atendimentos como medida de pressão arterial, medida de glicemia capilar. Também são ofertados alguns serviços como manipulação de algumas fórmulas e consulta farmacêutica”.

Essa foi a segunda edição da Ação Recoloca 60+, que teve sua estreia em 2021. Relembre como foi.

Pular para o conteúdo