Nesta quinta (29), o Hospital de Clínicas realizou uma cerimônia de entrega de placas de agradecimento aos envolvidos nas entregas de instalações do hospital. Foram realizadas as inaugurações do Centro de Pesquisa, Centro de Simulação, Serviço de Radioterapia, novas instalações na UTI Cardiológica e Serviço de Nefrologia e Cirurgia.
O evento contou com a presença de autoridades, como o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a superintendente do CHC-UFPR, Claudete Reggiani, o presidente dos Amigos do HC, Claudio Shimoyama e o vice-presidente, Eduardo Camargo, além da presença do presidente da EBSERH, Arthur Chioro, que, em seu discurso, cumprimentou a Associação. “Quem dera cada hospital universitário tivesse esse auxílio que vocês prestam ao CHC-UFPR”, elogiou.
Dentre as inaugurações, duas delas tiveram a participação dos Amigos do HC. Com recursos da Megamania, entregaram 10 estativas e 11 monitores multiparamétricos para a UTI Cardiológica, além de 2 conjuntos para capnografia, no valor de R$ 1,4 milhão.
As estativas permitem que os recursos de infraestrutura e equipamentos fiquem fixos aos leitos e suspensos, reduzindo o risco de queda. Segundo o engenheiro clínico, André Felipe Nunes, a instalação das estativas é um marco para o hospital. “Trará um benefício muito grande em segurança, higiene e em desempenho da UTI”, cita.
Os monitores multiparamétricos são essenciais e obrigatórios aos leitos de UTI, utilizados para mostrar os sinais vitais dos pacientes. O HC necessitava de telas maiores, para que os dados pudessem ser vistos à distância pelos profissionais, podendo apresentar ocorrências clínicas não detectadas pela equipe assistencial.
Outra entrega foram as impressoras 3D para o Centro de Simulação, adquiridas por meio do projeto “Laboratório de Impressão 3D para Planejamento Pré-Operatório e Treinamento Médico”, com recursos do Programa Nota Curitibana, no valor de R$ 33 mil. Esse equipamento permite a impressão personalizada de ossos
Essas entregas levam inovação ao CHC-UFPR, tornando o hospital universitário, um dos mais tecnológicos do país. Isso possibilita atendimentos personalizados e com mais qualidade aos pacientes SUS. Além disso, capacita os residentes que estão se especializando, dando acesso à tecnologia de ponta, formando profissionais com diferencial.