O olho é um órgão do nosso corpo composto por milhões de células, que são responsáveis por receber as ondas luminosas e as transformá-las em impulsos nervosos compreendidos pelo cérebro e convertidas no que enxergamos.  
 
A vista merece atenção especial em seu cuidado, o que incluem visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual (exame de rotina realizado em consulta com o oftalmologista) e detecção precoce outras alterações que podem acontecer, a fim de tratar e prevenir complicações que possam levar à cegueira.  
 
Por isso, os Amigos do HC separaram para você sete dicas do Ministério da Saúde para manter uma boa saúde ocular! Vamos lá?  
 
1 – Oito horas de sono fazem a diferença  
 
Poucas horas de sono, influenciam no cansaço do corpo e dos olhos, por isso, as oito horas de sono contribuem para a boa saúde ocular. Menos tempo pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços.  
 
2 – Evite bebidas alcoólicas   
 
As bebidas alcoólicas produzem resíduos tóxicos, que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além de causar desidratação, também afetando os olhos.  
 
3 – Alimente-se bem  
 
Todo o organismo é afetado pela alimentação, inclusive os olhos. A ingestão de vegetais escuros é indicada, pois fornecem vitaminas benéficas para a retina.  
 
4 – Não deixe de usar óculos escuros   
 
A luz ultravioleta (UV) causa o envelhecimento precoce das células da retina, por isso, os óculos com proteção UV são mais do que recomendados para manter a saúde do olho em dia. Além disso, os raios ultravioletas, podem causar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.  
 
5 –Tempo seco também requere cuidados   
 
Irritação, ardência e vermelhidão ocular, são causas da baixa umidade do ar, por agravar na evaporação da lágrima. Ventiladores e ares-condicionados devem ser evitados, pois podem agravar essas causas. O uso de colírio lubrificante é fundamental.  
 
6 – Não esqueça o uso de óculos de grau  
 
O uso correto dos óculos de grau, evita problemas oculares e outros incômodos como dor de cabeça e cansaço na vista.  
 
7 – Vá ao oftalmologista periodicamente   
 
O médico especializado na sua saúde ocular, irá avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, além de auxiliar em tratamentos e outras medidas caso necessárias.  
 
Essas dicas podem te ajudar a manter uma boa saúde ocular. Mas não se esqueça, vá ao oftalmologista periodicamente para verificar como anda a saúde de seus olhos. Não tente realizar um tratamento sem o acompanhamento de um médico especialista.  

Pular para o conteúdo