A saúde mental é parte importante da saúde geral, pois garante o bem-estar e o autoconhecimento. A inteligência emocional nos ajuda a lidar com as emoções de forma mais saudável. O psicólogo especialista em neuropsicologia, Igor Pulido nos explica mais sobre o assunto.
Identificar, expressar e verbalizar os sentimentos pode ser uma tarefa difícil e é isso que a inteligência emocional propõe ao indivíduo, pois ensina como lidar com as emoções de uma forma melhor, tendo a habilidade de gerenciá-las. Mais do que lidar com questões internas, ao adquirir a inteligência emocional, fica mais claro em como lidar com as emoções do outro também. Essa habilidade é uma das soft skills, que englobam as competências socioemocionais e estão sendo cada vez mais demandadas pelos RHs na captação e contratação de profissionais. “A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida por meio da autoconsciência”, afirma o psicólogo.
Como desenvolver?
Segundo o especialista, a meditação e o exercício da empatia são formas de desenvolver a inteligência emocional. “Se colocar no lugar do outro e entender as suas emoções é um bom exercício”, orienta Igor Pulido
Benefícios da Inteligência Emocional
Tanto nas relações pessoais, quanto no trabalho, a inteligência emocional traz benefícios. Ao ter maior controle sobre as emoções, é possível melhorar a relação com colegas e líderes, ter mais equilíbrio emocional em situações de estresse, mais poder de decisão, melhor administração do tempo, entre outros.
Para obter o autoconhecimento, também é possível contar com a ajuda de um profissional, como um psicólogo.
Você pode ouvir o conteúdo na íntegra no programa Fala Paraná. O quadro Momento Saúde vai do minuto 10:52 ao minuto 13:15, da edição da última terça-feira (08).