Todo mundo sabe que a prática de atividades físicas proporciona diversos benefícios para a saúde e é recomendada para todas as idades e condições, em intensidades diferentes. Mas você sabe o porquê?  Conversamos com o doutor em Ciências da Saúde, Zair Cândido de Oliveira Netto, que nos explica sobre o assunto. 

Segundo o especialista, a atividade física traz alterações fisiológicas importantes aos nossos sistemas orgânicos como: muscular, ósseo, endócrino, cardiorrespiratório e neurológico. “Cada sistema vai ter uma especificidade de acordo com o modelo de atividade executada. Em geral, devemos ter um equilibro das atividades que envolvem resistência, força e flexibilidade. Estas três capacidades físicas são fundamentais para melhora de nossa saúde”.  

Preciso de acompanhamento profissional? 

A atividade física sempre provoca altercações fisiológicas e dependendo da condição física do indivíduo, pode ocorrer alguma limitação dependendo do tipo de atividade escolhida. Por isso, é importante ter sempre a orientação de um profissional de educação física para que junto a profissionais de saúde possam elaborar planos de atividade adequados. 

Quais exercícios posso fazer? 

Para avaliar a saúde e saber quais exercícios podem ser feitos, em quais intensidades e frequências, é necessário sempre fazer um check-up, que vai mostrar a sua real condição física. A partir disso, um profissional de educação física poderá prescrever a melhor rotina para cada um.  

“Vai depender da afinidade do indivíduo e de seus objetivos há diversas modalidades. Tudo haverá uma progressão de intensidade e adaptação, seja em uma academia ou em um esporte específico”, explica o especialista.  

Ao pensar em começar a praticar exercícios físicos, consulte um médico para realizar os seus exames e verificar a sua aptidão e montar a sua rotina. 

Você pode ouvir o conteúdo na íntegra no programa Fala Paraná. O quadro Momento Saúde vai do minuto 10:38 ao minuto 13:11, da edição da última terça-feira (29).

Pular para o conteúdo