Exercícios físicos trazem saúde e boa qualidade de vida ao nosso corpo. Muitos deles fortalecem músculos e ajudam na perda de peso. A corrida, por outro lado, pode contribuir bem mais além destes dois fatores.  

A prática regular de corrida e caminhada, oferece uma série de benefícios para o corpo humano, abrangendo sistemas cardiovascular, muscular, ósseo e mental.  

Queima de calorias, melhoria da saúde cardiovascular, fortalecimento muscular, redução no risco de derrame e melhora na saúde mental, são alguns dos benefícios da corrida no corpo humano. É o que diz Rafael Braga, coordenador do curso de Educação Física da Estácio. “A corrida e a caminhada oferecem uma ampla gama de benefícios para o corpo humano, promovendo o controle de peso e longevidade”, destaca o professor.  

O professor destaca a importância da atividade em todas as faixas etárias, mas destaca que deve ser feito com cautela. “A prática da corrida pode ser benéfica em todas as idades. Enquanto a prática esportiva pode ser iniciada desde a infância, é importante focar em atividades introdutórias, diversificadas e divertidas”, diz.  

Rafael também fala sobre a importância da corrida e caminhada na vida da pessoa idosa. “Ambas as atividades têm benefícios significativos para a saúde, mas é importante levar em consideração as capacidades individuais e as recomendações médicas”, explica.  

Corrida x Caminhada: qual a melhor?  

Mas então qual a melhor atividade? A caminhada reduz o risco de lesões articulares e estudam mostram que, sendo feita regularmente, contribui para o controle da pressão arterial e diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Além de ajudar a manter o peso corporal saudável, melhora o humor e reduz o risco de depressão.  

Já a corrida, melhora a aptidão cardiovascular, aumenta a resistência muscular e melhora a densidade óssea. Para a pessoa idosa, ajuda a manter a agilidade, coordenação e equilíbrio.  

Por um esporte de maior intensidade e de alto impacto, pode ocasionar em lesões principalmente na pessoa idosa.  

Rafael aconselha a pessoa que quer começar a correr, se consultar com um profissional de saúde antes. “É fundamental que qualquer pessoa idosa que deseje começar a correr ou a caminhar consulte um profissional de saúde antes de iniciar um programa de exercícios. Um médico ou fisioterapeuta poderá avaliar a condição física individual e fornecer orientações específicas”, diz.  

Pular para o conteúdo