Considerado como o mal do século, a depressão atinge cerca de 13,5 da população brasileira. Ela é um transtorno mental que tem como característica a mudança de humor e perda de interesse em atividades que antes, eram apreciadas. Para a doença, não existe uma causa definida e o diagnóstico e tratamento devem ser feitos por um profissional da saúde. 

Segundo o psicólogo Ronaldo Rangel Cruz, a depressão não surge de repente. “É uma doença gradativa. Uma pessoa que adorava passear, começa a perder o interesse e prefere ficar em casa e se afasta das pessoas”. Ao notar os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar ajuda. “O profissional pode orientar se é algo mais sério ou não”.  

O transtorno é relativamente silencioso, mas é uma situação de profunda tristeza, sem algo que possa resolver. “Combinado a outros fatores emocionais, pode levar a pessoa a usar drogas ilícitas e até ao suicídio”. Além disso, a doença afeta a vida social, profissional.  

O doente passa por uma angústia e sofrimentos fortes e podem se sentir culpados e começam a se sentirem estorvos para a família. “O tratamento e auxílio profissional são essenciais nessa etapa, que vai auxiliar e orientar a pessoa que está sofrendo”.  

A prevenção é uma medida que todos devem adotar, por meio de uma vida saudável, criar novos propósitos para a vida, tanto materiais quanto emocionais. “É importante sempre pensar e focar em coisas boas, mesmo que seja complicado com tudo que acontece na nossa vida”. É uma forma de equilibrar as emoções.  

O especialista alerta que, ao notar qualquer mudança de comportamento, é necessário procurar ajuda o quanto antes, pois quando o paciente chega em estágio avançado, o tratamento pode ser difícil. O tratamento pode ser realizado na Atenção Primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios especializados. 

O quadro “Momento Saúde” vai ao ar no programa “Fala Paraná” da FARCOM as terças-feiras. Para conferir este conteúdo no programa do último dia 31 de outubro, clique aqui. O quadro está no minuto 10:47 ao minuto 13:15.

Pular para o conteúdo