A campanha Novembro Azul é uma iniciativa que busca levar conscientização e autocuidado para a população masculina ao redor do mundo, a respeito do câncer de próstata.  

O câncer de próstata é o quarto mais comuns entre os homens. No Brasil, é o segundo mais comum na população masculina, atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Um homem morre a cada 38 minutos em decorrência da doença no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).  

André Luiz Lima Diniz, professor na IDOMED e médico urologista, diz o homem costuma negligenciar alguns fatores relacionados à saúde. “Transtornos psicológicos, psiquiátricos e endócrinos, vão afetar a saúde do homem em alguns padrões de vida. Por isso, é muito importante que o Novembro Azul aconteça. Para conscientizar o homem de buscar ajuda e se informar mais sobre sua saúde”, diz o médico urologista.  

O exame de toque é o primeiro e principal exame indicado para detectar a doença. André também destaca a relevância deste exame no momento da consulta médica. “É essencial e necessário. É através do exame de toque que o médico irá perceber se existem alterações em relação à anatomia da próstata. Se há ali áreas endurecidas, nodulações ou aumento expressivo do tamanho da próstata”, explica.  

O câncer de próstata raramente dá sintomas em sua fase inicial. Pensando nisso, o médico urologista diz ser importante realizar o exame o quanto antes, pois será ainda possível passar pelo tratamento com maior chance de cura. Quando a doença está em uma fase avançada, as chances de cura são diminuídas.  

O Novembro Azul nos relembra o quão importante é buscar a saúde e um bem-estar de vida maior. Por isso, busque ajuda médica, realize os exames e fique sob os cuidados de um médico urologista, a fim de permanecer com uma boa saúde.  

O Novembro Azul foi pauta do “Momento Saúde” no programa Fala Paraná da FARCOM. Você pode ouvir o programa da última terça-feira (14) e o quadro “Momento Saúde”, clicando aqui.

Pular para o conteúdo