As festas de fim de ano são esperadas por muitos e para eles, é sinônimo de alegria e comemoração. Por outro lado, tem aqueles que se sentem tristes e angustiados. Esses sentimentos variam de acordo com as vivências de cada um e de como a pessoa lida com as questões da vida.  

Segundo a psicóloga do Hospital Novaclínica, Jéssica Santinati, as pessoas costumam ficar tristes por dois motivos: pensar no passado e no futuro. “Pensar na perda de alguém, na infância ou uma memória triste ainda não superada, podem desencadear pensamentos negativos na mente”.  Já os pensamentos futuros costumam causar ansiedade em algumas pessoas. “Por isso, se faz importante a criação de metas mais alcançáveis, para evitar esse pensamento negativo”.  

O sentimento de felicidade também tem explicação, segundo a especialista. “Algumas pessoas colecionam bons momentos durante o ano, e apesar de sentirem saudades, não é algo que as preocupa”. 

O importante é saber como lidar com os sentimentos, independentes se são negativos ou positivos.  

Fatores como estar com familiares distantes e na presença daqueles amigos que trazem alegria, contribuem para essa boa carga emocional”.   

“As experiências vividas podem ajudar, e muito! Viver uma determinada situação repetidas vezes, pode ajudar essa pessoa a lidar melhor com esses pensamentos. Não se comparar aos outros e fazer metas mais alcançáveis para o ano seguinte, podem auxiliar na hora de lidar com esses pensamentos e sentimentos negativos”. 

Este conteúdo foi ao ar no quadro “Momento Saúde”, do programa “Fala Paraná” da FARCOM da última terça-feira (19). Para ouvir o conteúdo completo, clique aqui. O “Momento Saúde” vai do minuto 10:45 ao minutos 13:10.

Pular para o conteúdo