O começo do ano é uma época de reflexões sobre a vida e os hábitos, a fim de melhorar a rotina e fazer com que os próximos 365 dias sejam melhores. A saúde mental é uma peça-chave para que esteja tudo em harmonia. O trabalho é um dos fatores determinantes para a saúde em geral. É importante diagnosticar e saber identificar pontos a melhorar.  

O médico Zuher Handar explica que identificar tais fatores é o primeiro passo para criar um ambiente de trabalho mais saudável e favorável à saúde mental. “Assim, podemos desenvolver estratégias eficazes de prevenção”. Segundo levantamento publicado pela Secretaria da Previdência, a depressão é a principal causa dos afastamentos não relacionados com acidentes de trabalho. 

O diálogo é o primeiro passo para prevenir os transtornos mentais no trabalho, pois assim, é possível reconhecer a importância do acolhimento e dar abertura e oportunidade para os trabalhadores conversarem entre si e com profissionais de saúde. “É importante que a organização incorpore ativamente um programa voltado à essas questões”. Outra inciativa é a gestão do ambiente, criando um espaço seguro e saudável para os trabalhadores. 

Nas empresas, é essencial que o canal de comunicação com os trabalhadores esteja sempre aberto, de forma a auxiliar a equipe na prevenção e na resolução de problemas. Estar atento aos dados de alta frequência de acidentes de trabalho, consumo exagerado de medicamentos e ainda, a percepção dos trabalhadores de insatisfação no trabalho devem ser utilizados para indicar que algo não vai bem com a saúde mental”, explica o médico. 

Para evitar qualquer desgaste, é necessário identificar os fatores de risco, como ambientes que apresentam situações de carga excessiva de trabalho, falta de controle e autonomia do trabalhador, falta de clareza nas expectativas, falta de reconhecimento e feedbacks, cobranças e ritmos excessivos. Segundo o médico, a convivência com a equipe também é fundamental. “A discriminação e o assédio e o desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal são fatores e condições que contribuem para o agravo da saúde física e mental do trabalhador”. É importante criar estratégias abrangentes e proativas que promovam um ambiente de trabalho mais seguro e mais saudável. 

Você pode ouvir este conteúdo durante o quadro “Momento Saúde” do programa Fala Paraná, da FARCOM-PR. Para entrar no site da FARCOM e ouvir o programa, clique aqui. 

Pular para o conteúdo