Uma alimentação saudável é importante em todas as etapas da vida, mas é na infância que o paladar se adapta aos mais diferentes gostos e texturas. Por isso, é interessante que o lanche da escola seja equilibrado, além de fornecer a energia que a criança precisa para fazer as atividades da escola. 

A nutróloga Maria Emilia Suplicy explica que é importante lembrar que a criança está na escola, gastando energia e precisa repor de forma saudável. A lancheira ideal é composta por alimentos adequados para o horário, sem excesso, mas também sem restrição excessiva de alimentos. “O ideal é que contenha uma fruta, um carboidrato, sem excesso de açúcar, como um pão, torrada, aveia, tapioca, pipoca e uma proteína, que neste horário acaba sendo um derivado lácteo. A bebida deve ser só água”. Nada de sucos, chás industrializados ou refrigerante. 

A introdução alimentar realizada a partir dos 6 meses de idade da criança vai facilitar na tarefa de montar lanches mais saudáveis que respeitem o gosto pessoal. A especialista afirma que o exemplo vem de casa. “Vendo pais e familiares próximos consumirem ajuda no estímulo ao consumo”.  

A escola também tem papel importante na alimentação dos alunos. Algumas crianças que se alimentam em grupo, como escolas, também têm hábitos com aceitação variada de alimentos. Com idade próxima à alfabetização, também é conveniente falar dos benefícios de cada alimento. A nutricionista cita que os alimentos essenciais são as frutas, carboidratos simples sem excesso de açúcar, derivado lácteo e água.  

Porém, a tarefa não é das mais simples. “Comer saudável dá trabalho. Pensar nos cardápios e montar lanches é uma tarefa diária trabalhosa para pais, mas que com certeza valem a pena”. Estocar e enviar ultraprocessados é mais fácil e mais barato, mas o custo e trabalho de uma lancheira saudável com certeza serão colhidos no futuro. Tanto em saúde quanto na criação de paladar saudável e bons hábitos alimentares.  

Para resumir: Escolha alimentos frescos e nutritivos e use a criatividade e aproveite para criar um momento divertido com as crianças para preparar a lancheira.  

Esse conteúdo completo foi ao ar no quadro “Momento Saúde” do programa Fala Paraná da FARCOM da última terça-feira (13). Para ouvir o conteúdo, clique aqui.

Pular para o conteúdo