Durante o mês de fevereiro, a campanha Fevereiro Roxo e Laranja nos fala sobre a conscientização sobre doenças crônicas. Lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer, são representados pela cor roxa. A cor laranja representa a leucemia.  

Lúpus: doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre.
Fibromialgia: condição clínica que pode levar a prejuízos sociais, de trabalho e de relações, mas não causa diretamente algum dano em algum órgão que possa encurtar a vida do paciente.
Alzheimer: doença neurodegenerativa em que as conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem, eventualmente destruindo a memória e outras funções mentais importantes. Ainda não há cura, embora novos tratamentos estejam surgindo.
Leucemia: um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções. A principal forma de tratamento é o transplante de medula óssea. Com o procedimento, há a substituição de células doentes por células saudáveis.  

O Médico Nuclear e membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Dr. Diego Pianta, diz que a prevenção para todas essas doenças não é direta. “Não existe uma ação específica e isolada que as evite. Mas, de maneira geral, sabemos que dietas adequadas com fibras, vegetais, sono reparadora exercícios físicos regulares, estímulos cerebrais e vida de relações sociais com amigos/parceiros são fatores que tendem a diminuir os efeitos ou a atrasar o seu aparecimento”.  

Além de reforçar os conhecimentos sobre essas doenças, a campanha Fevereiro Roxo e Laranja mostra para a população a importância do acompanhamento médico, tendo em vista os números altos em relação aos diagnósticos.  

Para se ter uma ideia, se estima que a lúpus atinja cerca de 65 mil pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Em sua grande maioria sendo mulheres.  

Em 2020, a Leucemia fez 6.738 vítimas, segundo números do INCA (Instituto Nacional de Câncer).  

Atualmente, cerca de 55 milhões pessoas sofrem com algum tipo de demência no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Dados do Ministério da Saúde, indicam que no Brasil há mais de 1,2 milhão de pessoas que sofrem com algum tipo de demência, como o Mal de Alzheimer.  

Os números alarmantes das doenças, só afirmam ainda mais a importância da campanha e de sua mensagem.  

Temos um e-book sobre a campanha Fevereiro Roxo e Laranja disponível aqui em nosso site. Para baixar gratuitamente o conteúdo, clique aqui. 

Pular para o conteúdo