Fevereiro é mês de olhar para condições de saúde como Lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia, que são doenças crônicas que atingem milhões de brasileiros. A campanha do Fevereiro Roxo e Laranja visa conscientizar a população sobre essas condições. Outro assunto que entra em pauta, é a importância da doação de medula óssea, necessária para o tratamento das doenças. 

A reumatologista Bruna Chu explica que o objetivo é informar as pessoas sobre essas condições e ressaltar a importância de diagnósticos precoces e tratamentos apropriados, além de enfatizar a pesquisa e recursos necessários para oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes.  

A campanha 

Segundo a reumatologista, a campanha é essencial para aumentar o conhecimento sobre estas condições, promovendo uma melhor compreensão e apoio. “Ela incentiva a detecção precoce dos sintomas, facilita o acesso a tratamentos eficazes e oferece suporte aos pacientes e suas famílias”. Além disso, destaca a necessidade de avanços em tratamentos e políticas de saúde inclusivas. 

O roxo simboliza condições como lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer, refletindo a resiliência necessária para lidar com essas doenças. O laranja representa a luta contra a leucemia, evocando a energia e o otimismo necessários para enfrentar este desafio. Estas cores ajudam a promover a união e o engajamento em torno da causa.  

Leucemia 

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). O tratamento depende da doação de medula óssea, onde a chance de compatibilidade é de uma em 100 mil. Por isso, aumentar o número de doadores é essencial para salvar vidas.  

Fibromialgia 

A fibromialgia é caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, acompanhada por cansaço e sono não-reparador. Existem práticas que podem aliviar os sintomas, mas inexiste tratamento para a doença. 

Lúpus 

O Lúpus é uma doença autoimune crônica que faz com que o corpo produza mais anticorpos que o necessário. Esse excesso começa a atacar as células, causando inflamações nos rins, pulmões, coração, pele, articulações e sistema nervoso. O SUS oferece tratamento e aplicando corretamente as recomendações, é possível levar uma vida normal. 

Alzheimer 

O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta as atividades cotidianas, além de ser a principal causa da demência. O sintoma mais comum é a perda de memória recente, progredindo para o comprometimento progressivo das atividades cotidianas, uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. 

Essas doenças só podem ser diagnosticadas por médicos. Ao notar sintomas em você ou pessoas próximas, procure um profissional qualificado.

Esse conteúdo você pode ouvir completo no programa “Fala Paraná” da FARCOM, no quadro “Momento Saúde”. O quadro vai do minuto 10:45 ao minuto 12:10. Você pode acessar o site da FARCOM clicando aqui.

Pular para o conteúdo