A cardiologia é uma especialidade da medicina dedicada à saúde do sistema cardiovascular, ou seja, de forma simplificada, o profissional cuida do bom funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. Quando algo não vai bem, é necessário investigar e iniciar o tratamento o quanto antes para que não haja complicações.  

Segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde, existem cerca de 14 milhões de brasileiros que possuem alguma doença cardíaca. Essas enfermidades são responsáveis por aproximadamente 30% da quantidade total dos óbitos registrados.  

O cardiologista e vice-presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, André Ribeiro Langowiski, indica que a partir dos 18 anos de idade, deve ser feita uma consulta anual com um especialista. “Muitas doenças do coração não apresentam sintomas e só são possíveis de diagnosticar com os exames clínicos”. Esse acompanhamento pode ser feito por um cardiologista ou clínico geral.  

Existem sinais genéricos que podem indicar problemas cardíacos, como falta de ar, tontura, dor de cabeça e desconfortos ao praticar atividades físicas. “Porém, se a pessoa for esperar a aparição desses sintomas, pode ser tarde demais”. A diabetes e hipertensão por exemplo, são assintomáticos quando estão em fases iniciais e só são detectados com exames.  

Para prevenir as doenças relacionadas ao coração, as medidas são simples. “Problemas cardiológicos geralmente estão ligados ao estilo de vida. É importante manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, evitar a obesidade, controlar o estresse e procurar ter hobbies”. 

Existem ainda, doenças genéticas que não podem ser prevenidas. “É o caso das miocardiopatias hipertróficas, alterações nos músculos, válvulas do coração”. Nesses casos, a pessoa nasce ou desenvolve o problema ao longo da vida. O médico explica que, apesar de não serem possíveis de evitar, essas enfermidades podem e devem ser tratadas.  

Ao notar desconfortos ou qualquer alteração, procure um médico. É importante, também, estar atento ao histórico familiar e ficar atento para doenças genéticas.  

Você pode ouvir este conteúdo completo no quadro “Momento saúde”, do programa Fala Paraná da FARCOM. O Momento Saúde vai do minuto 10:45, ao minuto 12:45.

Pular para o conteúdo