Criada em 1982, a data do Dia Mundial de Combate à Tuberculose marca os 100 anos da descoberta da doença em 1882, por Robert Koch. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta os pulmões. A transmissão pode ser feita pelo ar de pessoa para pessoa e os sintomas incluem tosse, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores noturnos.  

Falar sobre a doença é importante, já que no Brasil, o país registra a maior taxa de incidência da tuberculose na América do Sul. Em 2021, mais de 5 mil pessoas faleceram em decorrência da doença.  Em 2022, 78 mil pessoas foram diagnosticadas.  

Segundo a Dra. Denise Rossato, professora de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membra do Departamento de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a doença pode deixar sequelas. “A tuberculose pode deixar sequelas graves, como diminuição da capacidade pulmonar e da qualidade de vida”.  

A médica ainda explica que “pode matar se não for adequadamente tratada. Além disso, a tuberculose afeta preferencialmente os pulmões, mas pode acometer também diversos outros órgãos, com consequências potencialmente graves”.  

Uma das formas de tratamento, é com o uso de quatro medicamentos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Todas essas substâncias são usadas para o combate e tratamento da doença, sendo as mais indicadas. É importante ressaltar que o paciente não deve se autodiagnosticar, pois há riscos para a saúde. 

A profissional ainda cita a vacina BCG, que é usada para a prevenção da tuberculose. Ela pode proteger mais de 80% das formas mais graves e comuns da doença, como a meningite tuberculosa. “No calendário de vacinação, a vacina BCG é prevista para ser aplicada nos recém-nascidos”. Ela é aplicada no braço, de forma intradérmica.  

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é importante para mostrar os malefícios que a doença pode causar. Além de falar sobre as formas de tratamento, combate e prevenção da doença.  

Pular para o conteúdo