A campanha Março Azul Marinho e Lilás nos passa a mensagem de conscientização e combate ao câncer colorretal e câncer de colo uterino. A campanha visa mostrar à população os problemas que as doenças trazem às pessoas, já que são dois dos tipos de câncer que mais atingem homens e mulheres.  

O câncer colorretal acomete o intestino grosso nas regiões do cólon, reto e ânus. Na maioria dos casos é curável sendo tratado e diagnosticado precocemente. Já o câncer de colo uterino, atinge a parte inferior do útero.  

Câncer colorretal  

Segundo a médica Rosane Johnson, oncologista clínica do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), o câncer colorretal surge a partir de uma célula do revestimento interno do intestino, chamada mucosa. “Essas células podem crescer para o interior do intestino, formando proliferações como os pólipos ou mesmo os cânceres”.  

Rosane cita alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, são eles: histórico familiar; dieta com ingestão de carnes vermelhas e alimentos processados; sedentarismo; e idade. “Além destes, as síndromes genéticas podem ser fatores importantes para o surgimento da doença”, completa.  

Rosane explica que apesar de raro, o câncer colorretal pode atingir grande parte da população brasileira. “O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de aproximadamente 5%. Para o triênio 2023-2025, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) prevê cerca de 704 mil novos casos em homens e mulheres.  

Para a prevenção da doença, Rosane cita fatores que estão presentes no dia a dia de grande parte da população. Reduzir o consumo do álcool, praticar mais atividades físicas e manter uma dieta saudável rica em fibras. “Embora tomar medidas para prevenir o câncer colorretal por meio de mudanças no estilo de vida e na dieta possa fazer a diferença, o método mais eficaz de prevenção para homens e mulheres é fazer exames regulares”, explica.  

Os sintomas mais comuns citados pela médica são: sangramento intestinal; alteração do hábito intestinal e episódios de diarreia alternados com prisão de ventre são muito frequentes. “Quando há a metástase (processo em que o câncer já se espalhou para outros órgãos), os sintomas comumente encontrados são: dor óssea; falta de ar e tosse; pele amarelada, náuseas e vômitos”.  

Câncer de colo uterino 

Segundo Rosane, o câncer de colo uterino é um dos tipos de câncer mais evitáveis e tratáveis com sucesso, se for detectado precocemente.  

Apesar de ser o mais evitável e tratado, quando desenvolvido, ele apresenta grande risco para a população feminina. Em 2023, mais de 348 mil mulheres morreram de câncer do colo do útero em todo o mundo.  

A médica explica como ocorre o surgimento da doença: “crescimento descontrolado de células anormais no revestimento do colo do útero. O colo do útero faz parte do sistema reprodutor feminino e está localizado na parte inferior do útero, formando a abertura do útero até a vagina”.  

Rosane lista os principais sintomas do câncer de colo uterino: sangramento vaginal durante ou após relações sexuais; dor pélvica e secreção vaginal de odor desagradável.  

A especialista fala sobre duas estratégias para a prevenção da doença e alerta sobre a importância do exame Papanicolau, principal exame para a detecção do câncer de colo uterino. “Para as meninas de 9 a 14 anos, a vacina do HPV é o mais indicado. Para as mulheres a partir de 30 anos, o recomendável é repetir o exame Papanicolau a cada dois ou três anos. O exame é uma das maiores armas medicinais para identificar esse tipo de enfermidade, inclusive infecções pelo HPV, que é uma das principais formas de desenvolvimento do câncer de colo uterino”, diz.  

Para ela, a campanha Março Azul Marinho e Lilás é importante para “disseminar as informações sobre o estado da doença e avanços no tratamento dos cânceres, bem como melhores práticas para o tratamento dos pacientes, o acesso equitativo para todos”, conclui a especialista.

Temos um e-book falando sobre a campanha e as doenças. Você pode ler clicando aqui. 

Pular para o conteúdo