Estamos quase na metade da Década do Envelhecimento Saudável, estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e cada vez mais, se pensa na saúde e bem-estar da pessoa idosa. Para isso, são necessários cuidados que se iniciam muito antes de chegar aos 60.  

A geriatra Carol Macedo explica que, no Brasil, é considerado pessoa idosa o indivíduo que tem 60 anos ou mais, definido pelo Estatuto da Pessoa Idosa. O documento criado pela OMS trata de estratégias planejamentos para construir um envelhecimento saudável. “Esse documento afirma que os cuidados têm que começar lá na infância, adolescência, juventude, na idade adulta, ou seja, antes mesmo de chegar à velhice”. 

Segundo o Censo de 2022, 15,1% da população brasileira é composta por cidadãos com 60 anos ou mais. Isso representa 32,1 milhões de pessoas, número que tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a projeção. Com isso, é preciso pensar na importância da saúde como forma de proporcionar bem-estar para a maioria da população. 

Para se preparar, não é preciso esperar chegar aos 60. A especialista explica que algumas mudanças mais nítidas no corpo podem ser percebidas a partir dos 40 anos. “Mas não há como a gente chegar na velhice e achar que ela foi improvisada. É preciso ir construindo ao longo de toda a vida”. Porém, nunca é tarde demais para começar o cuidado.  

Quando se fala sobre estar saudável, não é somente na ausência de doenças que é levado em conta. “Muitas vezes a pessoa tem algumas doenças crônicas e convive muito bem com elas, com essas condições sendo bem tratadas e acompanhadas”.  

Para uma vida mais saudável, é preciso adotar alguns hábitos de vida diferente. “Uma alimentação mais balanceada, uma boa ingestão hídrica, prática de atividades físicas, exercícios físicos, ter relações sociais saudáveis, conviver com diferentes gerações também”. É um cuidado importante aumentar essa rede de apoio e estar atualizado as mudanças aí que o mundo vem enfrentando. 

Além da rotina saudável, estar em dia com os check-ups médicos também é essencial. Já fez as suas consultas desse ano? 

Você pode conferir mais informações no quadro “Momento Saúde” dentro do programa Fala Paraná da FARCOM. O Momento saúde vai ao ar toda terça-feira e você pode ouvir aqui.

Pular para o conteúdo