A alimentação sustentável promove a prática de uma dieta alimentar ecologicamente responsável, sendo socialmente justa e economicamente viável. Além disso, é uma forma de conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos. Também é ima iniciativa que promove a escolha por produtos de melhor qualidade e de plantio responsável, sem o uso de substâncias nocivas ao meio ambiente.  

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimento no mundo. Cerca de R$1,3 bilhão de frutas, legumes e verduras vão para o lixo anualmente, descartados pelos supermercados. Uma alimentação mais consciente poderia ajudar a diminuir esses números. 

A nutricionista Mariana Etchepa explica o impacto positivo dessa escolha alimentar em relação ao meio ambiente e pensando na questão de bem-estar. “No contexto atual, a gente está lidando com diversos desafios globais, principalmente mudança climática, degradação ambiental, dentre outros, então a alimentação sustentável traz uma abordagem que busca promover práticas agrícolas que reduzam o desperdício de alimento. Então, o impacto de adotar a uma dieta sustentável vai além da saúde individual. Ela afeta o coletivo, valorizando a biodiversidade e apoia o sistema alimentares locais e agricultura familiar. 

Uma solução é a utilização integral do alimento. “Quando a gente utiliza o alimento com casca, com tal, com semente, a gente está agregando muito mais valor na nossa refeição e ainda utilizamos o alimento de uma forma completa”. Dessa maneira, é possível aproveitar mais fibras na alimentação, descartando menos resíduo possível para o meio ambiente.  

Em relação a benefício da saúde, esse tipo de dieta promove de um consumo mais equilibrado e mais diversificada, por ser rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e boas proteínas e na redução do consumo de alimentos ultraprocessados. “Se pesquisarmos a causa de morte, número um no mundo, veremos que as responsáveis são as doenças crônicas não-transmissíveis relacionadas a uma má alimentação”. Ou seja, as pessoas estão se alimentando com alimentos ricos em gordura e açúcar e isso está causando doenças do coração, como hipertensão e diabetes. 

Para adotar uma dieta sustentável, é possível começar optando por alimentos produzidos localmente e de acordo com a temporada. Assim, se dá preferência a alimentos da época, que vão estar num valor melhor de serem adquiridos.  

Este conteúdo foi ao ar no Momento Saúde, durante o programa Fala Paraná, da FARCOM, na última terça-feira (16). Para ouvir o programa e o quadro temático, clique aqui. O Momento Saúde vai do minuto 11:15, ao minuto 13:41.

Pular para o conteúdo