Na última sexta-feira (27), a equipe dos Amigos do HC junto com o setor de Marketing do Hospital de Clínicas, a coordenadora do Comitê de Humanização do Hospital de Clínicas, Regina Tanaka e as enfermeiras do Banco de Leite Humano do HC, Janaina Mara de Almeida e Rosangela Eneas da Silva entregaram 72 kits de higiene e cuidados pessoais às pacientes da Maternidade do Hospital de Clínicas. A entrega foi realizada em comemoração do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.

As mães de recém-nascidos também receberam orientações das enfermeiras sobre a importância do aleitamento materno, seus benefícios e a  como realizar a doação de leite. Os kits foram elaborados pela equipe dos Amigos do HC graças aos itens doados pela Panvel do Shopping Palladium e continham cremes hidratantes, shampoos e condicionadores para bebê, pomada de assaduras, sabonetes e um folder com orientações completas sobre a amamentação.

O folder desenvolvido pela equipe dos Amigos do HC continha informações sobre a importância do aleitamento materno, como realizar a pega correta do bebê, os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê e a orientação para realizar a doação de leite para o Banco de Leite Humano (BLH). A ação beneficiou as mamães da área de Ginecologia e Pré-Natal da Maternidade do Hospital de Clínicas. 

A enfermeira Janaina Mara de Almeida explica que o aleitamento materno é um benefício coletivo, vai além da mãe e de seu bebê, e precisa ser apoiado pois a criança que amamenta tem menos chances de desenvolver doenças, adquirir infecções e tem mais saúde. “Amamentar faz bem para a mãe, para o bebê, para a família e para a sociedade como um todo. A mãe tem papel fundamental na amamentação, tanto na prática do aleitamento, quanto como doadora. Em muitos casos, a mãe produz mais leite do que seu bebê consome e pode tornar-se uma doadora de leite humano, ajudando famílias que precisam”, completa Janaina.

O Agosto Dourado é o mês de promoção do aleitamento materno nos primeiros anos de vida do bebê e tem o objetivo de proteger, promover e apoiar a amamentação, por meio da informação e do debate sobre o tema. O dourado foi escolhido pela alusão ao leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês, conforme a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira nossa matéria completa sobre o Agosto Dourado, os benefícios da amamentação e como realizar a doação de leite materno em: https://www.amigosdohc.org.br/2021/08/09/agosto-dourado-o-leite-vale-ouro/.

Pular para o conteúdo