O câncer de mama é a doença causada pela multiplicação desordenada e irregular de células da mama. Esse processo faz com que células anormais se multipliquem e formem um tumor. Existem diferentes tipos de câncer de mama, que variam conforme o tempo de desenvolvimento. Ao contrário do que muitos pensam, os homens também correm risco de desenvolvê-lo, mas compõem apenas 1% do total de casos.

Incidência

Na maioria dos casos, a doença tem cura e é nesse momento que o diagnóstico precoce torna-se fundamental. Quando descoberto no início, as chances de cura podem chegar a 95%, pois o tumor ainda está no estágio inicial e é menor. A incidência de casos no Brasil é grande. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o 2º câncer mais incidente entre as mulheres e, no país, cerca de 66.280 mulheres desenvolvem a doença por ano. Pessoas com casos no histórico familiar devem ficar ainda mais atentas devido a predisposição genética.

Fatores de risco e prevenção

Além dos fatores genéticos e não modificáveis, como a idade, fatores comportamentais também possuem influência na incidência de casos. Características como obesidade e sobrepeso, inatividade física, exposição excessiva à radiação, tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas oferecem risco à saúde e podem atuar no desenvolvimento do câncer. Felizmente, existem formas de evitar que isso aconteça. De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: a prática de atividade física, controle do peso corporal, consumo consciente de bebidas alcoólicas, diminuição e fim do tabagismo e a amamentação do bebê. 

Sinais e o autoexame 

De acordo com o INCA, os sinais que requerem atenção são:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

É muito importante que a mulher conheça seu corpo, independente da idade, pois esse conhecimento ajuda na identificação de anormalidades. O autoexame pode ser realizado semanalmente pela mulher ou assim que algum sintoma for identificado. Para realizá-lo é só seguir alguns passos:

  1. Em frente ao espelho, com os braços ao lado do corpo, observe e compare as mamas, mamilos, o contorno e a pele das mamas.
  2. Coloque a mão esquerda na cabeça, apalpe a mama direita e vice-versa. Observe se há diferenças no formato, inchaço ou ondulações na pele.
  3. Deitada, com uma das mãos apalpe os seios. Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990 tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença. 

Começou como um movimento iniciado em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura. O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama.

À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.

Conheça as ações que os amigos do HC estão desenvolvendo para a campanha  Outubro Rosa 2021: https://www.amigosdohc.org.br/2021/10/04/amigos-do-hc-outubro-rosa-2021/

Pular para o conteúdo